top of page

Ciclo de Interações 2015.1

Nos dias 28 de Março, 11 de Abril e 18 de Abril de 2015, o Projeto Cajuína realizou o Ciclo de Interações, momento no qual apresentamos, de maneira aprofundada, o projeto para xs calourxs do curso de Direito e demais pessoas interessadas em conhecer o Cajuína e a extensão popular. Nessa rodada de discussões e provocações, apresentamos temas do cotidiano do projeto, conversamos sobre a AJUP, eixos que compõem, a atuação do projeto, dentre outros.

 

Neste ano, O Ciclo se dividiu em três dias de debate sobre temas que tem uma ligação significativa com a atuação e constituição do Projeto.

 

O I Ciclo de Interações – 28 de março de 2015 – teve como tema “Como funciona a sociedade”. Imprescindível é analisar a conjuntura da sociedade em que vivemos para que possamos compreender como o projeto Cajuína, enquanto extensão popular, se insere e desenvolve sua atuação, ou ainda como, enquanto extensão do curso de Direito, reflete sobre o papel do Direito nessa mesma sociedade e parte para uma vertente de Direito Crítico. Nesse espaço, foi debatido como funciona o sistema social, cultural, econômico, político e seus reflexos e contribuições para a conjuntura atual, com explanações, exibição de vídeos e debate, contando com a facilitação da ex-Cajuina Nadja Carvalho.

 

No II Ciclo de Interações – 11 de abril de 2015 – foi debatido “O que é AJUP”. Tendo em vista que os modelos de extensão nos cursos de Direito são os mais variados, nesse momento conversamos sobre a opção pela extensão popular, pela assessoria jurídica e sobre quais seus princípios, ideias formadoras e sobre os elementos que compões a prática de AJUP. Com os exemplos da comunidade Pedra do Sal – comunidade pesqueira acompanhada e assessorada pelo Cajuína – debatemos sobre o que é construir AJUP.

 

E no III Ciclo de Interações – 18 de março 2015 – encerramos o Ciclo de Interações 2015 com o debate sobre opressões, pautando principalmente o racismo, machismo e LGBTfobia. Por visualizar uma composição social que oprime diversxs sujeitxs, o projeto pauta, nas atuações e intervenções, a discussão sobre como as relações estão colocadas na sociedade para hierarquizar sujeitxs para oprimir e explorar. Partindo da exibição de vídeos que tematizavam cada um dos tipos de opressão, se deu o debate sobre uma das ideias formadoras da nossa atuação, finalizando, assim, tal momento.

bottom of page